Facebook ainda é a rede social mais visitada no Brasil

Dados foram coletados pela plataforma Semrush, especialista em compilar informações sobre a internet

Originalmente criado em 2004, o Facebook começou a ganhar repercussão no Brasil em meados de 2009. O aplicativo, até então desconhecido do grande público foi ganhando cada vez mais espaço entre os jovens e se tornou a principal rede social do mundo. No Brasil, segundo dados coletados pelo Jornal365 na plataforma Semrush, a plataforma ainda é a principal rede social do país.

Há que ache que o Facebook já está em desuso e que ninguém mais acessa a rede social criada por Mark Zuckerberg e que deu origem à empresa Meta. Mas é totalmente o oposto. Recentemente, uma pesquisa feita pela Statista mostrou que a rede é utilizada por 2,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Esse domínio também se estende ao Brasil, já que por aqui o Facebook é a rede social mais acessada na internet em 2022, segundo dados coletados pela plataforma Semrush. A rede aparece com 328 milhões de visualizações até o momento, na quarta colocação dos sites mais visitados da internet brasileira.

Se compararmos a outras redes sociais, o Facebook tem um ótimo retrospecto. Ele está à frente do Twitter, com 267 milhões de acessos, e do Instagram, com 247 milhões. Ou seja: apesar de ser renegado por parte do público, especialmente o mais jovem, o Facebook ainda têm importância nas redes brasileiras.

Aliás, na lista de sites mais acessados no Brasil, ele está atrás apenas Youtube, Google e Xvideos, um canal de conteúdo adulto.

Boa parte da sensação de que o Facebook perdeu espaço entre as redes sociais acontece por ser um reduto dos mais velhos. A plataforma foi criada por um jovem de 20 anos, mas, com o passar do tempo, a faixa etária mais nova foi buscando outras formas de interagir na internet.

Hoje, boa parte das curtidas do Facebook são de pessoas entre 35 e 44 anos, segundo segundo o estudo Digital 2022 Global Overview Report, da agência de marketing digital britânica We Are Social.

Para os jovens de 18 a 24 anos, a grande fonte de entretenimento, de acordo com o mesmo relatório, está no Tiktok. Essa faixa etária mais jovem corresponde a 44% do público que consome a plataforma de vídeos curtos e dancinhas.

A situação do Facebook e sua competição com outras redes sociais tem chamado a atenção de especialistas. Apesar de ser uma plataforma com muitos usuários e ter acessos constantes ao redor do mundo, há o temor de que a saída de usuários aumente nos próximos meses.

No último trimestre de 2021, pela primeira vez na história, perdeu usuários diários ativos, aqueles que se logam todos os dias na rede: foram 500 mil a menos, principalmente nas regiões da África, América Latina e Índia, caindo para 1,9 bilhão.

“Existe uma sensação de que a rede está envelhecendo, com o movimento de migração de usuários mais jovens para outras plataformas”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo a professora Fernanda Vicentini, especialista em estratégia de redes sociais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Na mesma reportagem, Rafael Beraldi, diretor de marketing e novos negócios da agência Camelo Digital, afirmou que o Facebook ainda é a “principal forma de patrocínio via rede social, mas está ficando velho” e finalizou dizendo que “quem tem menos de 40 usa muito pouco o Facebook.” Qual será o futuro do Facebook?