As principais métricas de análise do marketing digital
Para fazer escolhas de marketing digital, e implementar o plano, é preciso adotar algumas métricas como forma de análise. Elas demonstram qual é a tendência das plataformas digitais, quais ações geram mais engajamento e como se aproximar do público.
Em uma campanha que se utiliza do Inbound Marketing, por exemplo, as métricas sociais se demonstram mais importantes na fase inicial do funil de vendas
Atualmente o marketing digital cada vez se torna mais determinante para o sucesso das empresas. Desse modo, é preciso escolher as estratégias e ferramentas mais adequadas, conforme as necessidades de cada situação.
No entanto, para fazer estas escolhas e implementar o plano de marketing digital, é preciso adotar as métricas de marketing digital. As métricas demonstram qual é a tendência das plataformas digitais, quais ações geram mais engajamento e como se aproximar do público.
Sendo assim, os indicadores marketing digital também são importantes para corrigir erros, evitar que estratégias que não geram resultados sigam sendo utilizadas. Portanto, é importante observar no Blog da Legions como as métricas de marketing digital podem alavancar de vez os resultados do projeto.
O que são métricas de marketing digital
As métricas são o primeiro passo para elaborar as estratégias do plano de marketing digital . Utilizando indicadores como número de visitantes, custos por clique e ticket médio, é possível obter as métricas de marketing digital bastante detalhadas.
Com as métricas, portanto, a equipe consegue mensurar quais são os resultados das campanhas da empresa. Desse modo, as métricas auxiliam a tomar decisões com base nas informações e estatísticas, aumentando o desempenho das próximas ações.
Ademais, é possível diferenciar duas modalidades diferentes de métricas: a social e a de negócio. A primeira modalidade deve ter como base os indicadores nas redes sociais , como alcance, engajamento e seguidores. No entanto, a métrica de negócio é direcionada para a conversão de clientes, ticket médio, percentual de desistência, entre outros dados.
Em uma campanha que se utiliza do Inbound Marketing , por exemplo, as métricas sociais se demonstram mais importantes na fase inicial do funil de vendas. Já as métricas de negócio explicam a taxa de conversão da campanha e percentual de vendas.
Principais métricas de marketing digital
Mesmo sabendo que todas as métricas de marketing digital são relevantes para o planejamento, há algumas que se tornam mais importantes.
Dados como número de visitantes, valor médio de vendas e tempo de execução da compra ajudam o empreendedor a entender quanto custa atrair cada cliente para a loja. Sendo assim, é possível mensurar o custo médio de uma venda e o investimento na comunicação.
Os indicadores marketing digital que indicam estas informações mencionadas acima são oferecidos por ferramentas parceiras da agência de marketing, como a RD Station https://marketplace.rdstation.com/parceiro/agencia-legions/, que fornece os números, tendências e resultados das ações de marketing.
A seguir está a lista das principais métricas usadas no marketing digital:
Número de visitantes;
Taxa de conversão;
Ticket médio;
Tempo de permanência no site;
Taxa de clique;
Custo por acesso ou clique.
Quais são os principais Indicadores de marketing digital?
Após analisar todas as métricas de marketing digital de forma aprofundada e com todas as informações necessárias, é preciso determinar quais são os indicadores para empresa para o período.
Dessa forma, além de entender quais são as ações que melhor entregam resultados no marketing, os indicadores demonstram o resultado final do projeto. O custo por clique, por exemplo, interfere diretamente no orçamento da empresa.
Além de mostrar resultados, os indicadores marketing digital indicam onde deve haver mudanças na empresa, conforme os objetivos.
CAL (Custo Aquisição de Lead)
Dentro do marketing digital o lead é o público que executa ações dentro das plataformas digitais e está propenso a se tornar cliente. As métricas de marketing digital, por exemplo, são utilizadas também para atrair leads para as plataformas da empresa.
Quando as ações do Inbound Marketing atraem essas pessoas para os canais da empresa, ocorre a conversão de lead. Desse modo, levando em consideração todas estas etapas, é possível mensurar quais foram os valores investidos no processo. Essa informação parte de diversos lugares, como financeiro, setor comercial e marketing.
A partir destes indicadores de marketing digital o empresário tem conhecimento do Custo Aquisição de Lead. Ou seja, quanto custa à empresa cada pessoa convertida para os canais de vendas da empresa.
CAC (Custo Aquisição de Clientes)
O Custo de Aquisição de Clientes leva em conta os mesmos critérios do CAL, porém, em uma dimensão ainda mais minuciosa. Isso porque o CAC pretende descobrir quanto a empresa investe para obter clientes através do plano de marketing digital.
Além dos custos de impulsionamento e atração de leads nas redes sociais, há também os conteúdos para sites, landing pages, anúncios pagos no Google, dentre outros investimentos. Obtendo o valor pago em cada conteúdo e ação que direcionava para os canais de venda, a equipe já consegue um dos indicadores marketing digital.
Vale lembrar que o valor investido costuma remeter ao sucesso da empresa. O aporte financeiro para viabilizar o projeto e a contratação de profissionais qualificados são alguns dos caminhos.
FONTE: ASSESSORIA
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